Treinamento corporativo
Quando você precisa de opiniões, conselhos e dicas para comprar um carro novo, você acha mais lógico e inteligente receber essas informações de um piloto de fórmula 1 ou de um jogador de futebol?
E se você quiser comprar um novo par de tênis? Daria mais ouvidos à opinião de uma linda atriz ou de uma atleta profissional?
Algumas empresas procuram associar sua marca a personalidades ou “celebridades” que não tem absolutamente nada a ver com a natureza do seu produto.
Exceto nos casos de “chamar a atenção” ao produto por contraste ou ridículo, esse tipo de campanha tende a ser um fracasso, especialmente se o concorrente for mais esperto e associar sua marca a uma personalidade que realmente tem credibilidade e conhecimento sobre o produto que está oferecendo e divulgando para o mercado.
Assim, é ingenuidade e desperdício de investimento nos dias de hoje achar que o público vai comprar um produto simplesmente pelo fato dos “garotos ou garotas propaganda” serem famosos pela exposição na mídia, ou pelos seus “belos olhos azuis”.
Você conhece alguém que compra algo só por isso? Sem pesquisar informações reais sobre o produto e seus concorrentes?
Ou seja, na propaganda de um produto anunciado por uma celebridade que chama a atenção para a marca, mas que nada tem a ver tecnicamente com a natureza daquele produto, o processo de venda, do ponto de vista do comprador, tem 3 fases: ver a propaganda, pesquisar sobre o produto e concorrentes e, finalmente efetuar a compra (daquele produto ou do concorrente se a pesquisa apontar para o concorrente como melhor opção). Isto é, a segunda fase pode fazer com que aquele que pagou alto investimento para a propaganda do produto com a celebridade “de bonitos olhos azuis” perca a venda para o concorrente. Ele simplesmente pagou para instigar a vontade do consumidor em comprar aquele tipo de produto, mas quem vendeu foi o concorrente!
Baseado nas minhas qualificações, realizações profissionais, atividades atuais e na argumentação acima, eu posso e aprecio associar comercialmente a minha imagem pública de forma ética, técnica e eficiente a marcas e produtos que tenham a seguinte natureza ou temas de campanha publicitária:
Alta Tecnologia
Qualificação: Astronauta e Engenheiro
- Relógios
- Carros
- Equipamentos Eletrônicos
- Energia
- Etc.
Ciência
Qualificação: Astronauta e Pesquisador
- Inovações
- Pesquisas
- Análises
- Campanhas de Prevenção a Doenças
- Etc.
Educação
Qualificação: Embaixador Mundial de Educação Profissional e Professor
- Professor
- Escolas
- Universidades
- Cursos
- Programas institucionais
- Robótica
- Metodologias
- Etc.
Patriotismo
Qualificação: Militar e Único Astronauta Brasileiro
- Institucionais
- Turismo no Brasil
- Eventos nacionais
- Causas sociais
- Etc.
Internacionais
Qualificação: Embaixador da
ONU e Astronauta
- Cursos de Inglês
- Turismo
- Causas Sociais Internacionais
- Etc.
Desenvolvimento Sustentável
Qualificação: Embaixador da ONU e Presidente de Fundação
- Programas de Energia
- Causas Sociais
- Preservação ambiental
- Planejamento urbano
- Etc.
Engenharia
Qualificação: Engenheiro
- Projetos e Programas
- Softwares
- Consultores e empreendimentos
- Cursos de engenharia
- Etc.
Aventura
Qualificação: Pioneiro
- Viagens
- Programas de TV
- Turismo
- Equipamentos especiais
- Etc.
Engenharia
Qualificação: Especialista em Segurança Operacional
- Programas Institucionais
- Empresas de transporte
- Equipamentos de segurança
- Etc.
Aviação
Qualificação: Piloto de Testes de Aviões
- Empresas aéreas
- Aviões
- Cursos de aviação
- Etc.
Espaço
Qualificação: Primeiro Astronauta Brasileiro – NASA Mission Specialist
- Programas institucionais
- Telecomunicações
- Empresas de telefonia
- Etc.