Um dia de inspiração: entrega de medalhas da OBA e a importância da educação científica
Em 2024 a OBA bateu recorde, foram 1.439.919 participantes, sendo hoje a maior olimpíada sobre o tema do planeta, 75% desse dos alunos são de escolas públicas.
Participar da entrega das medalhas da 27º Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em Sorocaba, São Paulo, foi uma experiência inesquecível. Neste evento, vi nos olhos de cada aluno medalhista a chama do futuro brilhante que tanto sonhamos para o Brasil. A OBA é mais do que uma competição; ela é um símbolo de como a ciência pode transformar vidas, abrir portas e inspirar novas gerações.
Ao longo da minha trajetória como astronauta, ministro e agora como senador, sempre acredito que investir na educação científica é uma das maiores alavancas para o desenvolvimento do país. A OBA desempenha um papel importante no desenvolvimento dos jovens ao despertar o interesse seu pela astronomia e pelas ciências espaciais, áreas que desbloqueiam curiosidade, disciplina e, acima de tudo, paixão. Esses jovens representam o Brasil que queremos ver no futuro: inovador, competitivo e preparado para os desafios do século XXI.
Durante o evento, tive a honra de premiar alunos que se destacaram na OBA, registrando seus esforços e conquistas. É impossível não se emocionar ao ver a alegria e o orgulho de quem sabe que está no caminho certo. Esses jovens não acumularam apenas medalhas; eles acumularam sonhos, e muitos deles estão agora mais próximos de realizá-los. Isso me motiva ainda mais a continuar apoiando iniciativas como esta.

Estudante de Cerquilho (SP) recebe medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Eu tive a oportunidade de reencontrar Israel Moraes de Carvalho, um estudante de Cerquilho (SP) que recebeu uma medalha de ouro na OBA em 2022. Naquela ocasião, eu ocupava o cargo de Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e tive o prazer de entregar a medalha de honra ao mérito pessoalmente em sua casa. Estive com ele e seus pais, que não pouparam elogios ao esforço e à dedicação de Israel. Fiz questão de incentiva-lo.

Israel me emocionou ao registrar aquele dia especial. Ele contou que começou a participar das olimpíadas em 2019, mas, naquele ano, não conquistou uma medalha. No entanto, ele não desistiu. Persistiu e se dedicou até alcançar uma posição de destaque.
“eu não imaginava que essa medalha iria mudar a minha vida e abrir portas extraordinárias. … fiz a prova em 2021 e, em 2022, acabei recebendo a visita do senador Marcos Pontes na minha casa, Ele foi lá, tomou um café, a gente bateu um papo… foi do nada assim, foi algo bem extraordinário, por Cerquillo ser uma cidade pequena e algo assim ter acontecido do nada, isso abriu muitas portas para mim… eu sai da escola pública, sai da periferia, fui parar em uma escola particular … algo que eu nunca tinha imaginado por causa das condições financeiras dos meus pais… a OBA mudou completamente a minha vida … não consigo colocar em palavras e para descrever o quanto isso foi incrível, o quanto isso me emociona … continuo me esforçando, estudando, esse ano ganhei outra medalha… hoje em dia, se você não estudar, você não é ninguém, tem que estudar, tem que ir atrás … o conhecimento ninguém vai tirar de você, não perca a oportunidade, vai atrás, convence seus amigos e espalhe seus conhecimento … esse e o único jeito de ter um Brasil Melhor… para finalizar, vou dizer uma frase que o ministro {Marcos Pontes} me disse quando foi na minha casa: estude, trabalhe, persista, faça mais do que esperam de você”
Reforço que, enquanto fui ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, ampliei programas de incentivo à ciência, buscando parcerias e recursos para ampliar eventos como a OBA. Agora, como senador, estou comprometido em criar políticas públicas que tornem o acesso à educação de qualidade uma realidade para mais brasileiros. A educação é o motor do progresso, e é minha responsabilidade continuar fomentando oportunidades para que os mais jovens possam brilhar como as estrelas que eles estudam.
“Não importa a cor da medalha, é sobre continuar firme na trajetória e transformar sonhos em realidade… Quando a gente a gente participa de uma olimpíada, mostra que a gente pode ir mais longe, conquistar um pouco mais”. Giovanni de Luca Gomieri, de 18 anos, um jovem do interior de São Paulo, conquistou recordista nacional no lançamento de foguete em uma competição no Rio de Janeiro, em 2023. Ele quebrou o recorde de lançamento de foguete da Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes) durante a 46ª Jornada de Foguetes, uma competição da OBA.
“Nem sempre a gente acredita no elogio da mãe, mas a medalha garante isso”. Carlos Eduardo, Físico, Professor e Coordenador pedagógico de Olimpíadas em algumas escolas.
Cerimônia de entrega de medalhas da 27º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Sorocaba, São Paulo
Reconhecimento público dos resultados conquistados por alunos e professores na etapa nacional da OBA. O evento premiou 250 estudantes com as medalhas de ouro, prata e bronze e 40 professores com honra ao mestre.
Estiveram presentes no evento:
Senador Federal Astronauta Marcos Pontes
Deputado Federal Vitor Lippi
Assessor da Agencia Espacial Brasileira, Danilo Sakay
Presidente da OBA, Astrônomo Prof. Dr. João Canalle
Dirigente Regional de Ensino do Estado de São Paulo, Rossenilda Gomes Farias
Secretário de Educação de Sorocaba, Clayton Marciel
Presidente do Grupo SPLICE, Antônio Roberto Beldi
Sobre a OBA
O evento da OBA é uma celebração do esforço coletivo entre alunos, professores, escolas e famílias. É um lembrete de que, com incentivo e dedicação, o Brasil tem potencial para alcançar as estrelas, literalmente. Esses estudantes nos enchem de esperança e renovam o compromisso de trabalhar incansavelmente para que a ciência e a tecnologia sejam prioridades na agenda nacional.
Encerrando o dia, ao ver a felicidade dos medalhistas e a entusiasmo de todos os envolvidos, fica claro que o caminho para um Brasil mais justo e desenvolvido passa por iniciativas como esta. A ciência é o nosso futuro, e os jovens como esses serão os protagonistas dessa jornada
Nossa história não é de desistência, mas de superação
A verdadeira ameaça à democracia começa hoje
Congresso aprova inclusão do Almirante Álvaro Alberto no Livro dos Heróis da Pátria. O projeto é do Senador Astronauta Marcos Pontes
Pontes defende impeachment de Moraes e anistia para envolvidos no 8/1
Senador Marcos Pontes defende ciência nas escolas com PL 3218/2023: “conhecimento é direito, não privilégio”
Oposição assume presidência da CPMI do INSS: Senador Marcos Pontes promete expor verdades e combater fraudes; Veja vídeo