O Projeto de Lei 1444/2024, de relatoria do Senador Astronauta Marcos Pontes, que propõe alterações na legislação que rege o transporte aéreo no Brasil, foi aprovado na Comissão de Infraestrutura do Senado nesta terça (26/11). A iniciativa protege os direitos dos passageiros contra práticas consideradas abusivas, promovendo maior segurança jurídica e equilíbrio nas relações entre consumidores e companhias aéreas. A autoria do projeto é do Senador Carlos Viana (Podemos – MG).
A proposta visa atualizar a Lei nº 7.565/1986, o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), que já está em vigor há mais de três décadas. Embora o setor tenha passado por mudanças significativas, o texto atual ainda apresenta lacunas que resultam em melhorias para os passageiros, sobretudo em situações como cancelamentos de trechos, erros no nome dos bilhetes e desistências por motivos de força maior.
Principais mudanças propostas no PL 1444/2024
- Cancelamento automático do trecho de volta
Atualmente, as companhias aéreas podem cancelar automaticamente o trecho de volta caso o passageiro não compareça ao trecho de ida, a menos que ele comunique previamente sua intenção de utilizar o bilhete de retorno . O PL propõe a suspensão desse cancelamento automático, mesmo que o passageiro não informe o transportador, garantindo o direito ao uso do trecho de volta. - Correção de nomes de forma gratuita
O projeto torna lei uma prática já prevista pela Resolução nº 400/2016 da ANAC, obrigando as companhias aéreas a corrigirem erros no nome dos passageiros sem custo adicional. Essa medida, além de justa, busca evitar transtornos e prejuízos para os consumidores. - Isenção de multas por desistência devido a força maior
Em situações de força maior — como problemas de saúde, acidentes ou eventos naturais —, o PL veda a aplicação de multas aos passageiros que precisem desistir de suas viagens. A regulamentação específica para determinar os casos de força maior cairá na carga da ANAC, permitindo maior flexibilidade para lidar com situações imprevisíveis.
Impactos esperados
O Senador Astronauta Marcos Pontes destacou que o projeto busca combater cobranças abusivas e proporcionar mais estabilidade às regras do transporte aéreo, garantindo direitos básicos aos passageiros. Ele também enfatizou que, com essa proposta, será possível aumentar a confiança do consumidor no setor, ao mesmo tempo em que promove a justiça e o equilíbrio nas relações de consumo.
A aprovação do PL 1444/2024 será um marco para os passageiros brasileiros, garantindo que tenham acesso a um transporte aéreo mais justo, transparente e seguro.
Próximos passos
O projeto segue agora para a análise da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. O senador Astronauta Marcos Pontes conta com o apoio das senadoras e dos senadores para aprovar esta importante iniciativa, que promete beneficiar milhões de brasileiros que utilizam o transporte aéreo como meio de locomoção.
Nossa história não é de desistência, mas de superação
A verdadeira ameaça à democracia começa hoje
Congresso aprova inclusão do Almirante Álvaro Alberto no Livro dos Heróis da Pátria. O projeto é do Senador Astronauta Marcos Pontes
Pontes defende impeachment de Moraes e anistia para envolvidos no 8/1
Senador Marcos Pontes defende ciência nas escolas com PL 3218/2023: “conhecimento é direito, não privilégio”
Oposição assume presidência da CPMI do INSS: Senador Marcos Pontes promete expor verdades e combater fraudes; Veja vídeo