Depois de minha primeira missão espacial, com toda a exposição na imprensa sobre o evento e minha história de vida, muitas pessoas começaram a me escrever perguntando minha opinião sobre decisões das suas vidas, o que elas deveriam fazer para ter sucesso, serem felizes, etc.

Eu queria ajudar, mas me sentia muito desconfortável.

Com a formação básica na área de exatas, profissionalmente fui sempre ensinado a fazer exatamente e apenas aquilo que tenho treinamento para executar com precisão e eficiência. Aconselhar pessoas, ou ajudá-las a desenvolver novas habilidades não estava na minha lista de competências.

Foi com essa ideia em mente – ajudar pessoas a também terem sucesso – que descobri “coaching”, fiz cursos de qualificação, li dezenas de livros, tive treinamento e experiência em trabalhar no desenvolvimento de pessoas, e me apaixonei pela área.

Atualmente, já com vários anos de atuação como coach certificado, atendo dezenas de pessoas, profissionais, executivos e empresas, ajudando-os a aumentarem seu rendimento, descobrirem seus propósitos e potenciais, definirem seus objetivos e metas, estabelecerem estratégias eficientes, desenvolverem suas competências, e conquistarem, com grande sucesso, seus objetivos na vida

E essa atividade, confesso, é uma das que eu mais gosto e me orgulho.

O que é “Coaching”?

Quando falamos de “coaching”, a pergunta imediata que surge é: afinal, o que é “coaching”? E a pergunta é completamente pertinente.

 

Primeiro, o nome é em inglês! Mais ainda, esse nome “coaching” se refere apenas ao processo em si. O profissional que aplica a técnica é chamado “coach”, e o cliente, que recebe os benefícios do processo, é chamado de “coachee”. Não existe tradução direta, com significado completo, para esses nomes. Portanto, em todo o mundo, em todas as línguas, usa-se os mesmos termos. Isto é, “coaching”, por simplicidade, tornou-se um termo internacional, como Yoga, por exemplo.

Segundo, além da dificuldade natural do entendimento causada pelo nome em inglês, essa atividade profissional é relativamente nova. Ela tem suas raízes no desenvolvimento de terapias e técnicas de aconselhamento por profissionais e cientistas do campo da psicologia nos anos 80. No Brasil, o seu emprego só começou a ser difundido, primeiro entre executivos de sucesso, nos últimos 10 anos. Hoje em dia no Brasil, milhares de pessoas já disfrutam dos benefícios do acompanhamento de um coach para a definição de suas metas, assim como para o planejamento e execução, com sucesso, de seus ideais e projetos de vida

Terceiro, o nome “coaching”, em inglês, também se refere à atividade do “coach” (Técnico, Treinador) no treinamento e condução de um time de atletas em uma empreitada esportiva. No nosso caso, embora o objetivo do “Executive & Life Coach” seja também o sucesso de uma ou mais pessoas em uma empreitada, falamos aqui de um universo bem maior de possibilidades. Falamos de “sucesso como pessoa e como profissional”, em todas as áreas da vida.

Quarto, existe uma confusão natural, devido à natureza da atividade, entre o trabalho feito pelo “coach” com aquele executado por psicólogos, psiquiatras, tutores, conselheiros, mentores e consultores. Note que a atividade do coach é diferente desses profissionais:

Psicólogos e Psiquiatras utilizam geralmente a psicoterapia no tratamento dos distúrbios do comportamento, fobias, traumas e outras alterações psicológicas, normalmente relacionadas e referidas a algum acontecimento no passado.
Tutores auxiliam o aprendizado dos seus clientes, atuando como professores em um determinado assunto de sua especialidade.
Conselheiros auxiliam as tomadas de decisão, oferecendo sugestões baseadas em sua experiência e conhecimento profissional na área.
Mentores acompanham e direcionam os passos de uma pessoa ou profissional novato em uma determinada função ou atividade na qual o mentor tem grande experiência.

Consultores utilizam seu conhecimento profissional para analisar e apresentar soluções completas para um determinado problema ou situação em uma organização ou atividade.

O que é Life Coaching?

Todos nós temos enormes potenciais a serem desenvolvidos.

Temos sonhos, idéias, planos, etc. Queremos saúde, paz, independência financeira, relacionamentos estáveis e positivos; queremos ser bons pais, filhos, esposos, profissionais; queremos ter satisfação profissional, reconhecimento, etc; queremos tantas coisas!

A questão é: o que nos impede de desenvolver nossos potenciais, ter todas essas coisas, e realizar todos esses objetivos?

A resposta é conhecida: além da falta de definição clara de propósitos, metas, planejamento e treinamento, também temos medos, inseguranças, crenças, e outras limitações criadas por nós mesmos que nos impedem de ter a performance adequada para resistirmos às dificuldades, vencermos os desafios e atingirmos, passo a passo, todos os degraus para o sucesso pessoal e profissional, com saúde, equilíbrio e qualidade de vida.

Imagine como seria a sua vida se alguém, com grande experiência de vida, conhecimento profissional, treinamento adequado e foco no seu sucesso, estivesse ao seu lado, passo a passo, trazendo toda a sua experiência de vida para junto de você e seu projeto, estimulando constantemente a sua capacidade intelectual e criativa para qua você encontrasse todas as soluções, definisse metas coerentes e estratégias adequadas para realizar todos os seus projetos de vida! Esse processo é conhecido por “Life Coaching”. E é exatamente isso que eu posso fazer por você, ao ser contratado para ser o seu Coach pessoal.

Qual é a vantagem de ter um Life Coach trabalhando com você?

Para o coachee, existem inúmeros benefícios possíveis do processo de coaching.

Alguns exemplos de vantagens em ter um coach trabalhando junto com você na direção dos seus objetivos de vida são:

  • Descobrir seu propósito de vida.

  • Ter maior equilíbrio e qualidade de vida.

  • Saber como definir metas realistas.

  • Saber Planejar de forma estruturada.

  • Aumentar sua autoestima.

  • Autoconhecimento.

  • Manter o foco na realização do seu objetivo.

  • Ter mais motivação e persistência.

  • Ter maior equilíbrio emocional.

  • Saber como superar desafios e problemas com menor desgaste emocional.

  • Menor tempo para atingir resultados.

  • Aumento da performance individual

  • Equilíbrio de vida pessoal-profissional

  • Ter melhores relacionamentos.

E então? Pronto para mudar a sua vida para melhor?

Aqui vão os passos:

 

  • O primeiro passo para me ter como executive ou life coach, trabalhando com você ou com sua empresa, é entrar em contato com o meu escritório em São Paulo para verificar disponibilidade de vagas e horários e agendar uma consulta inicial para definirmos os seus objetivos com o processo e prepararmos um plano de ação e o orçamento para o contrato.
  • Comparecer à consulta inicial comigo. Esta consulta deve ser feita obrigatoriamente no meu escritório em São Paulo.
  • Após receber a proposta de contrato aceita e assinada, nosso processo de coaching será iniciado, e a sua vida começará a mudar para melhor.
  • Considerando as dificuldades normais de agenda e deslocamentos para reuniões, somado ao fato da maioria dos coachees ficarem mais a vontade para conversar por telefone do que pessoalmente, geralmente temos a primeira sessão pessoalmente (necessário para ajustarmos os detalhes do processo e o seu comprometimento com o seu próprio sucesso) e as restantes via telefone.